RSS

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições

Lição 08: Uma Igreja que Enfrenta os seus Problemas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Uma Igreja que enfrenta os seus Problemas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, façam a seguinte pergunta: Qual a origem do serviço de Diaconia?

Aguardem as respostas dos alunos. Depois falem que o tema da aula será sobre a instituição dos diáconos na igreja primitiva.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas, para saber  o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Sugestão: Se preferir, para contextualizar este tema com a situação diaconal na igreja atual, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce.

- Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Diácono: Qualificação e função

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Diácono: Qualificação e função

Objetivo: Ilustrar o estudo sobre o serviço diaconal, apresentando as  qualificações e funções.

Material: Qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, digitadas separadamente.

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitem as qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, separadamente.

No dia da aula:

Antes que os alunos cheguem, fixem cada qualificação debaixo das cadeiras da sala, utilizando fita adesiva.

No momento da aula:

- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.

- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.

Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.

- Falem: Vimos quais as funções que os diáconos exercem. Mas, as qualificações deles para executarem suas tarefas, quais são?

Estas qualificações foram colocadas debaixo das cadeiras de vocês. Que tal procurá-las?

Esperem que os alunos achem e depois solicitem que eles leiam cada uma.

- Depois, falem que são importantes estas qualificações para exercer a função diaconal e que precisa de cuidado e esforço para cumpri-las, semelhante ao que vocês se esforçaram para encontrar cada uma delas fixadas nas cadeiras.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: