Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 07: Pais separados. Em quem confio?
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem sobre o tema aula: Pais
separados. Em quem confio?
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“Cabo de Guerra”.
- Trabalhem os pontos levantados
na lição de forma participativa.
- Para finalizar, façam uma
oração pelas famílias dos seus alunos.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
Cabo de Guerra
Objetivo:
Refletir sobre a situação dos filhos divididos entre atenção e orientação dos
pais separados.
Material:
uma corda, palavras digitadas: PAI, MÃE, VOCÊ.
Procedimento:
- Falem para os
alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que consiste em duas
equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta, vencendo aquela
que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão, equivalendo a
metade da corda.
- Depois, façam uma
simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
. Escolham dois
alunos para puxar a corda, um de cada lado.
. Coloquem de um lado
da corda a palavra “PAI” e do outro lado “MÃE”.
. No meio da corda,
coloquem a palavra “VOCÊ”.
- Marquem a metade
da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta demarcação.
- Solicitem aos
dois alunos para iniciar o jogo e solicitem que os demais observem.
- Depois, perguntem
o que estamos vendo? O que isto pode exemplificar?
Aguardem as
respostas. Fiquem atentos as falas dos alunos, pois nesse momento, alguns podem
se identificar com esta situação.
- Falem apontando
para o cabo de guerra: Alguns alunos podem estar passando por uma situação
semelhante a um cabo de guerra, pois possuem pais separados. O pai puxa para um
lado, a mãe para o outro. E você, no meio dessa guerra. O que fazer?
- Depois, trabalhem
com os alunos os pontos levantados na lição, enfatizando que embora os pais estejam separados, precisam apoiar, orientar, amar os filhos.
Ideia original da
brincadeira Cabo de guerra: desconhecida
Dinâmica elaborada
por Sulamita Macedo.
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