Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 09: Obrigações iguais com regras diferentes
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem sobre o tema da aula: Obrigações iguais com regras diferentes.
- Iniciem o estudo da lição,
lendo o texto “O Elefante”.
Falem da importância de conhecer
o todo, para que tenhamos uma visão global de uma situação.
Para, encadear esta reflexão com
o tema da lição, falem: Cada pessoa que analisou o que era o elefante, só tinha
conhecimento da parte que pegou. Também, vocês conhecem os limites, as regras e
responsabilidades de sua casa, sua família. Para conhecermos as situações de
outras famílias, vamos agora realizar uma atividade que tornará possível uma
visão ampliada de como funciona as regras/responsabilidades nas famílias dos
alunos da classe.
Utilizando o quadro ou cartolina,
façam uma tabela constando as responsabilidades do pai, da mãe e dos filhos, a
partir das afirmações dos alunos daquilo que vivenciam na família.
Veja modelo abaixo:
Responsabilidades/Regras
|
||
Do
Pai
|
Da
Mãe
|
Dos
Filhos
|
Depois de preenchida, reflitam
com os alunos quais as responsabilidades reais e sem idealismo que acontecem na
família. Algumas argumentações:
Quem sustenta a casa? Somente o
pai? O pai e a mãe? Somente a mãe? Há renda de algum aposentado(avô ou avó)?
A divisão de tarefas é dividida
conjuntamente ou há sobrecarga na figura da mãe?
Quais são as atividades dos
filhos?
O que pode ser modificado?
- Trabalhem os pontos levantados
na lição de forma participativa e contextualize com o tipo de aluno que você
ensina.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Texto de Reflexão: O Elefante
Certo dia, um
príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no
pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e o colocou diante
do grupo. Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o
elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a cauda, outro a
orelha, outro a tromba, outro uma das pernas. Quando todos os cegos tinham
apalpado o animal, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como
era o elefante.
O que tinha
apalpado a barriga, disse que o elefante era como uma enorme panela.
O que tinha
apalpado a cauda até os pelos da extremidade discordou e disse que o elefante
se parecia mais com uma vassoura.
“Nada disso”,
interrompeu o que tinha apalpado a orelha. “Se alguma coisa se parece é com um
grande leque aberto”.
O que apalpara
a tromba deu uma risada e interferiu: “Vocês estão por fora. O elefante tem a
forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água…”.
“Essa não”,
replicou o que apalpara a perna, “ele é redondo como uma grande mangueira, mas
não tem nada de ondulações nem de flexibilidade, é rígido como um poste…”.
Os cegos se envolveram numa discussão sem
fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, e que o certo era o
que ele dizia.
Evidentemente
cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os
demais podiam afirmar o que afirmavam. O príncipe deixou-os falar para ver se
chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os
outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem. “O
elefante é tudo isso que vocês falaram.”, Explicou. “Tudo isso que cada um de
vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros
perceberam. Deveriam juntar as experiências
de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as
outras para formar esse todo que é o elefante.”
Fábula Indiana
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