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segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 10: Contra o Fruto, não há Lei

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Apresentem uma figura de uma laranja, cujos gomos representam as 09 partes do Fruto do Espírito Santo. Veja este modelo:

- Leiam Galátas 5.22, apontando cada parte à medida que for lido nome das partes do Fruto do Espírito.

- Falem: Concluímos o estudo de cada parte que compõe o fruto, que se encontra em Gl. 5.22. Agora, na lição de hoje, vamos estudar o conteúdo do versículo o 23, que diz: “Contra estas coisas não há lei”.

- Escrevam esta frase no quadro e perguntem: Qual a razão desta afirmação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, falem que a pessoa que possui as virtudes do Fruto do Espírito é alvo das ciladas do inimigo, portanto estejamos atentos, vigiando e orando. Para exemplificar, reflitam com os alunos o texto de reflexão “A Serpente o Vaga-lume”.

-Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e contextualizada.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Árvore de Vida”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto de Reflexão: A Serpente e o Vaga-lume

Conta a lenda que, uma vez, uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.
Fugiu por um dia inteiro e ela não desistia. Dois dias e nada…
No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas, já que vou te devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço à sua cadeia alimentar ?
-Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…
Autoria desconhecida.

Dinâmica: Árvore de Vida

Objetivo: Refletir sobre a importância de produzir as 09 partes do Fruto do Espírito Santo.

Material:
01 galho de uma planta com folhas verdes
01 rolo de durex
Frutas de papel ou plástico(pequenas)
½ folha de papel ofício

Procedimento:
- Apresentem para os alunos um galho de uma planta com folhas.
- Jesus comparou-se a uma videira e nós aos ramos. Leiam Jo 15. 1 a 6, 8.
- Falem: Conforme lemos, quem está em Cristo, está na videira e produz frutos. Está vivo espiritualmente, produzindo para o Reino.
- Coloquem os frutos em alguns galhos da árvore.
- Falem: Ainda, podemos afirmar, segundo o texto lido, que aquele que não está em Cristo, será lançado fora.
- Agora retirem os galhos sem frutos.
- Falem: Está morto espiritualmente, não produz para o Reino de Deus.
- Falem: Estejamos, pois na videira, limpos pela Palavra, para que produzamos frutos dignos de arrependimento.
- Leiam o Salmo 1.
- Em seguida, distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que desenhem uma árvore, afirmando que esta representa sua vida espiritual. Depois, eles devem desenhar frutos e colocar nos frutos  nomes de ações que precisam realizar ou estão realizando para que mantenham ligados a Cristo, como também partes do Fruto do Espírito.
- Para concluir, peçam a alguns alunos para socializar com o grupo o resultado do seu trabalho.

Por Sulamita Macedo.

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