Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 08: Dividido entre a Família e os Colegas
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem sobre o tema da aula: Dividido entre a Família e os Colegas.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“A Pressão”.
- Trabalhem o conteúdo da lição
forma participativa.
- Para concluir, leiam o texto “Aos Pais” com os alunos e depois peçam
para que eles levam para casa uma cópia do texto e leiam com seus pais.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: A Pressão
Objetivo: Refletir sobre a importância do diálogo na família, o
ensino de valores cristão no lar e na Igreja, em oposição à pressão dos colegas
não crentes.
Material: 10 bexigas
Procedimento:
- Para o grupo 01, orientem para
fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida
eles devem escrever nos balões valores que a família ensina para os filhos.
- Para o grupo 02, orientem para
fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles
devem escrever nos balões o que os colegas dizem para que eles façam.
- Depois, o grupo 01 deve fazer
um círculo que não deixe brecha. Os balões devem ficar dentro do círculo e os
componentes vão defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02
penetrem e/ou coloquem outras bexigas com outros valores.
- O grupo 02 deve fazer um
círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e
colocar outras bexigas com valores diferentes.
- Depois da realização dessa
atividade, perguntem:
O que podemos tirar de lição com
esta atividade?
Como foi o ataque e a defesa dos
dois grupos?
Quais as dificuldades para
defender os valores?
Como o grupo 01 se sentiu
pressionado pelo grupo 02?
- Depois, peçam para que eles
leiam quais os valores do grupo 01(família) e do grupo 02(amigos).
- Para finalizar, enfatizem a
importância do tempo que os pais precisam ter para dialogar com seus filhos,
como também a importância do envolvimento do jovem crente com os trabalhos da
igreja, específicos para sua faixa etária.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Aos Pais
Um menino, com voz tímida e os
olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
- Papai! Quanto o Sr. Ganha por
hora?
O pai, num gesto severo,
respondeu:
- Escuta aqui meu filho, isto nem
a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado!
- Mas papai, por favor, diga
quanto o Sr. ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa
e respondeu:
- Três reais por hora
- Então, papai, o Sr. poderia me
emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o
filho com brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de
querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino
aproveitador!
Já era tarde quando o pai começou
a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o
filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi
até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
- Filho, está dormindo?
- Não papai! (respondeu o
sonolento garoto)
- Olha aqui está o dinheiro que
me pediu, um real.
- Muito obrigado, papai! (disse o
filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob
a cama).
- Agora já completei, Papai!
Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?
Autoria desconhecida.
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