Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter
Cristão
Lição 08: Mansidão, o mesmo que submissão?
Professoras e
professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a
aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem
atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após a
chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem a
importância desse ato?
Os alunos se
sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa
forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem que o
tema da aula será sobre a “mansidão”. Leiam Gl 5.22 e destaquem que a mansidão
é parte do fruto do Espírito Santo.
- Perguntem:
Mas, o que vocês entendem sobre “mansidão”?
Aguardem as
respostas. Depois, apresentem o significado do dicionário Michaelis: 1 Qualidade de manso. 2 Serenidade. 3
Índole pacífica. 4 Brandura ou lentidão nas palavras ou na voz.
Manso: Que tem mansidão, brando de
gênio.
- Em seguida, exibam parte de um filme
sobre Moisés. Escolham partes do filme que mostram a mansidão de Moisés e façam indagações sobre os fatos apresentados.
- Trabalhem o conteúdo proposto na
lição de forma participativa e contextualizada com o tipo de aluno que vocês
ensinam.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Perdendo a Cabeça”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Perdendo a Cabeça
Objetivo:
Refletir sobre o exercício da mansidão e paciência.
Material:
01 bexiga para cada aluno, 01 palito de dentes.
Procedimento:
- Em seguida, mostrem uma bexiga cheia
de ar e falem sobre a falta de paciência, mansidão que muitas pessoas
apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga
com um palito).
- Depois, orientem para que cada
pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida e à
medida que falarem eles devem encher a bexiga.
- Depois que todos falarem, perguntem:
O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a
importância da mansidão, da paciência diante de situações que podem provocar
irritação.
- Peçam para que os alunos deem um nó
na bexiga e escrevam sobre ela a palavra mansidão, paciência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário