RSS

segunda-feira, 8 de abril de 2013


Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos
Lição 02: Eu & a Igreja

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre o relacionamento do jovem na Igreja.
- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O que significa a palavra Igreja?
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações, apontando também os símbolos: corpo, templo, noiva, família, rebanho, castiçal.
- Perguntem:
Para que serve a Igreja?
Quais suas finalidades?
Aguardem as respostas dos alunos e ampliem essas ideias com outras informações.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Pertenço ao Reino”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Pertenço ao Reino
Objetivo: Enfatizar a importância de está inserido na Igreja como parte integrante do corpo de Cristo.
Material:
O1 quebra-cabeças com figura de Igreja
Colem a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
- Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça).
- Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem as seguintes ideias:
Você é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus.
Uma peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo.
Reforcem a importância do jovem estar reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos, comunhão com o Senhor.
- Agora, leiam o texto abaixo, para enfatizar a importância de está inserido na Igreja como parte integrante do corpo de Cristo.
Sermão Silencioso
                Que importância tem a nossa comunhão com a Igreja local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma história.
                Um pastor estava preocupado com a ausência de um homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu isita-lo. Quando o pastor chegou à casa deste homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado do homem. Mas depois de sua saudação inicial, ele não disse mais nada.
                Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos, enquanto o pastor olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava fria e sem vida.
                O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão aceso ao seu redor.
                Quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no domingo”.
Autor: David Roper
- Para finalizar, peçam para que os alunos recontem a história lida e depois enfatizem a necessidade e importância de participar das atividades do reino, permanecendo integrado a Igreja.
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Unknown disse...

A paz do Senhor!! Esses subsídios me ajuda muito!!
Deus continue abençoando!!

=]

Sulamita disse...

Vancleber Batista, que bom ver você aqui novamente!
Fico feliz ao ler um comentário de um professor de Juvenis e saber que estas sugestões têm lhe ajudado nas aulas da EBD. Volte sempre!