Adolescentes - Currículo do Ano 1: A Vida de Cristo
na harmonia dos Evangelhos
Lição 07: Um Sermão Prático
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o discurso de Jesus, conhecido
como o Sermão da Montanha.
-
Para trabalhar o tema, utilizem a dinâmica “Caixa
da Felicidade”.
-
Depois, acrescentem outros pontos do sermão de Jesus, contextualizando com a
vida dos seus alunos e procurando a participação deles na aula.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivo:
Estudar
sobre as Bem-aventuranças.
Refletir
sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
- Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de
espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm
fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os
misericordiosos
Bem-aventurado os puros de
coração
Bem-aventurado os
pacificadores
Bem-aventurado os
perseguidos por causa de Cristo.
01 caixa com tampa com o
nome Caixa da Felicidade.
- Papéis ofício branco ou
colorido
- 01 coleção de lápis
hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Apresentem a Caixa da Felicidade.
-
Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas
maneiras de ser feliz.
-
Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais
felizes.
Aguardem
os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra
que representem estes momentos felizes.
Colem
estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
-
Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser
classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem
as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
-
Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
-
Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia
para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
-
Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Observem as respostas dos
alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois,
falem: A
palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer
quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um
aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro
cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são
bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada
bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12,
para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma
linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que
seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se
fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais?
Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas
convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem:
Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam
dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos
remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no
sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que
encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
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