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segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dinâmica: Até que a morte os separe...

Objetivo: Refletir sobre os problemas causados pelo divórcio.

Material:
04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm, sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).
01 tubo de cola

Procedimento:
- No sábado, colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para aula do domingo.
- Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.
- Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.
- Então, peguem aqueles dois quadrados, já colados no sábado, e tentem separá-los.
- Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.
- Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:
. algumas partes de um colado no outro.
. algumas partes bastante danificadas.
- Falem a separação de um casal  traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
- Para concluir, leiam: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”(Mt 19. 6).

Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Dinâmica: E Foram Felizes para Sempre?

Objetivo: Refletir sobre os objetivos do casamento e as consequências do Jugo desigual.

Material: 02 quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).

Procedimento:
- Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um quebra-cabeça com poucas peças.
Observações:
- Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem sobre isto para as duplas.
- Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do quebra- cabeças.
- Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?
Os alunos certamente deverão responder que há peça faltando e há outra que não pertence ao conjunto, impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.
- Então, falem: A peça que está faltando ou está no lugar errado, podem exemplificar o jugo desigual no casamento e suas consequências.
- Agora, solicitem que os alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a outra dupla e montem o quebra-cabeça.
- Falem: Agora, com as peças no conjunto certo, a montagem foi realizada sem problemas no encaixe, como também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos exemplificar o casamento segundo a observância da Palavra de Deus.
 - Falem: O final das estórias de contos de fada, na sua maioria, termina assim: “... e partiu junto com o príncipe para um castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre” (Cinderela- Irmãos Grimm).
- Agora, perguntem: O que isto tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra cabeças?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a expressão “felizes para sempre” tem a ver com a felicidade da união conjugal, que vai depender de alguns pontos observados antes e depois do casamento (o encaixe das peças).
No casamento com duas pessoas crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro, pois possuem a mesma fé, o mesmo Deus(peças iguais),  o que não ocorre com o casal  com crenças diferentes, pois há caminhos opostos nesta caminhada, acarretando sérios problemas conjugais, de relacionamento, na criação dos filhos, além da liberdade de professar a fé(peças diferentes).
- Agora, trabalhem os itens da lição.
Por Sulamita Macedo.


Dinâmica: O Laço

Objetivo: Refletir sobre a convivência do casal com crenças diferentes, como caminhar juntos quando um é evangélico e outro não.

Material: 01 fita com 60 cm de comprimento.

Procedimento:
- Escolham 02 alunos de preferência um casal, mas se não for possível pode ser 02 pessoas do mesmo sexo, lembrando que não há aqui nenhuma conotação de união conjugal entre pessoas do mesmo sexo, mas sobretudo uma representação de união entre duas pessoas.
- Unam o braço esquerdo de um com o braço direito do outro com a fita e façam um laço.
- Falem: Estas pessoas estão unidas pelos laços do matrimônio e possuem mesmos objetivos, formação de uma família, amar, cuidar e promover a felicidade do outro.
- Então, solicitem para que eles andem juntos pela sala na mesma direção.
- Agora, comecem a fazer vários questionamentos:
Foi possível caminhar juntos?
Como foi a decisão de qual direção para caminhar?
Tiveram a mesma ideia? Não? Quem cedeu? Por que aceitou a opinião do outro?
- Agora, peçam para que eles caminhem em direção oposta(com os braços unidos pelo laço).
Observem a ação, pois se algum deles puxar o outro do com força, pode machucar o companheiro.
- Depois, continuem com outros questionamentos:
Houve condição de caminhar juntos?
O que acontece quando há discordância entre o casal, isto é, os cônjuges não estão na mesma direção?
Como caminhar juntos nesta condição?
Há consentimento mútuo para conviver juntos? De que forma? Há liberdade de professar a fé?
- Para finalizar, apresentem quais as condições do laço permanecer firme ou desfeito, segundo a Bíblia. Leiam I Co 7. 12 a 16. À medida que a leitura bíblica for realizada, apertem o laço e depois desfaçam o laço. Depois, enfatizem a importância da união conjugal com respeito e compreensão de ambas as partes.
Por Sulamita Macedo.

1 comentários:

Sulamita disse...

Vejam esta dinâmica sugerida por um visitante deste blog!

Dinâmica: O DIVÓRCIO
Objetivo: Demonstrar que o casamento que Deus criou é monogâmico, heterossexual e indissolúvel.
Materiais: 1 jarra de suco(aprox.4litos); 2 envelopes de suco(qualquer sabor); várias quantidades de copos descartáveis; 1 colher grande; 7 colheres de sopa de açúcar; 2 potes; Nomes HOMEM e MULHER digitados.
PROCEDIMENTO:
- Cole os nomes HOMEM e MULHER, um em cada pote.
- Encha a jarra com água gelada.
- Coloque o açúcar num pote(MULHER)e o pó do suco em outro pote(HOMEM).
- Fale que Deus criou o homem e viu que ele estava só, derrame o pó do suco na jarra com água, fale agora que Deus fez a mulher, derrame o açúcar na jarra com água.
- Fale que o casamento que Deus criou é monogâmico, 1 homem e 1 mulher. Fale ainda que o casamento que Deus fez é heterossexual, mulher e homem.
- Depois fale que Deus fez o casamento pra durar para sempre, ou seja, indissolúvel que não pode separar. Neste momento, pegue a colher e mexa o suco da jarra. E perguntem se pode separar o açúcar do pó de suco. Aguardem as respostas. Em seguida falem que aquilo que Deus uniu não separe o homem (Mt 19.3b).Fale q Deus não aprova o divórcio apenas permite no caso de infidelidade ou abandono de um dos cônjuges.
- Em seguida distribua o suco nos copos descartáveis.
Por Robson Nascimento.