Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 06: Eu & meus amigos
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os
alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.

Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre amizade.
-
Iniciem o estudo do tema, trabalhando os pontos levantados na lição,
contextualizando com a vida dos seus alunos, procurando sempre a participação
deles durante a aula.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Amizade é como Matemática”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado
com as negativas.
Material:
Sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01
cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento)
02
cartolinas(01 para cada grupo)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição,
diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada
sinal de uma cor diferente.
- Depois, apresentem para os alunos os
seguintes versos, escritos numa cartolina:
A
amizade é como Matemática:
A
tristeza é diminuída.
A
confiança é multiplicada.
E
felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
-
Agora, dividam a turma em 02 grupos.
-
Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando
os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os
colegas?
Se
houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos
anteriormente, e ainda assim falem:
O
que vocês desejam que seja somado na amizade?
O
que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O
que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O
que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
-
Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai
apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
-
Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a
importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e
negativas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário