Lição 08: Sou da Paz
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Paz nos relacionamentos”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Para concluir, leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”,
que proporcionará a reflexão do controle sobre a raiva. Para isto, utilizem um
pedaço de madeira, 03 ou mais pregos e 01 martelo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Paz nos relacionamentos
Objetivos:
Refletir
sobre a paz nos relacionamentos
Promover
momento de descontração
Material:
-
Texto “O Garotinho chamado amor”, ver no procedimento.
-
Cartaz com o seguinte conteúdo:
AMOR - UM ABRAÇO
PAZ - APERTO DE MÃO
SORRISO - GARGALHADA
GARRA - TROCA DE LUGAR
BEM VINDOS - PALMAS
-
01 rolo de fita adesiva
- 01 cartolina ou mais se necessário
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 pincel atômico
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem o cartaz em local bem visível.
-
Falem: nós vamos ler um texto e (apontem para o cartaz) vocês deverão realizar
os seguintes gestos correspondentes quando estas palavras forem lidas.
-
Vamos fazer um ensaio?
Então,
leiam a palavra e os alunos seguem a orientação ao lado do vocábulo.
Repitam
pelo menos duas vezes.
-
Depois, leiam o texto “O
garotinho chamado Amor”:
Era
uma vez um garotinho chamado AMOR.
O
AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo
dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi
justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando
ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO
nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos
amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um
de nós e para isso basta dar um SORRISO.
E
nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou
bem forte:
-
AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O
AMOR respondeu com muita GARRA:
- Sim!
Sim! Encontrei. Vocês querem saber? Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam
BEM-VINDOS!
Autoria
desconhecida.
- Depois, perguntem:
Onde o garotinho chamado
AMOR encontrou a PAZ?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão apontar que a paz estava no interior dos colegas, demonstrada através
do sorriso.
- Em seguida, falem que isto
significa que cada um é responsável em promover a paz no ambiente no qual está,
demonstrando bons relacionamentos com atitudes promotoras de paz.
- Agora, peçam para que cada aluno faça o contorno de uma de suas mãos numa cartolina e escrevam nela um atitude para promover a paz com os colegas de escola, da igreja, da rua e na família. Depois, coloquem este cartaz num lugar visível, com o título da lição, nome da turma e dos professores e a data.
- Para concluir, leiam
“Segui a paz com todos...” Hb 12.14a.
Autoria desconhecida da
dinâmica original
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Observação: Ao
ler façam a demonstração utilizando um pedaço de madeira, 03 ou mais pregos e
01 martelo.
Havia um garotinho que tinha um
mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que
perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto
havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O
menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na
cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle
sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que
lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os
dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que
não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o
levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê
uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado,
elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a
faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a
ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal
quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
Autor desconhecido.
1 comentários:
Professores e professoras de pré-adolescentes, preciso saber qual tem sido a receptividade dos alunos quando vocês utilizam as sugestões deste blog. Deixem comentário sobre isto.
Desde já agradeço.
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