Adolescentes - Currículo do Ano 1: A Vida de Cristo
na harmonia dos Evangelhos
Lição 09: Trabalhando na Judeia
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre fatos que ocorreram quando Jesus pregava na Judeia.
- Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
- Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Andando
com Jesus na Judeia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Andando com Jesus na Judeia
Objetivo:
Estudar sobre os acontecimentos do ministério de Jesus na Judeia.
Material:
13
figuras de pés em tamanho grande(pé direito e esquerdo)
Frases
digitadas(vejam no procedimento)
01
mala pequena ou outro objeto semelhante
Papel
ofício e lápis
Procedimento:
-
Coloquem no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um
caminho.
Debaixo
de cada pé deve estar colado uma das
seguintes frases:
Jesus
no templo de Jerusalém
Parábola
dos Trabalhadores maus
Parábola
das bodas
Parábola
do servo vigilante
Parábola
das dez virgens
Devo
pagar tributo?
No
céu vai haver casamento?
Qual
é o maior mandamento?
Cura
dos cegos
Ressurreição
de Lázaro
Paralítico
de Betesda
Perseguição
-
Aguardem os alunos. Observem as reações deles quando eles chegarem e virem o
caminho formado pelos pés.
-
Depois, falem: O ministério de Jesus também foi realizado na Judeia. E, na aula
de hoje, vamos caminhar com Jesus por este caminho.
-
Peguem a mala, abram e mostrem que está vazia. Por quê?
Leiam
Lc 10.04 “Não leveis bolsa...”
-
Depois, coloquem a mala no final do caminho.
-
Falem: Jesus passou pela Judeia e neste lugar várias coisas aconteceram. Vamos
conhecer?
-
Então, peçam para que um aluno retire a 1ª primeira figura do pé e leia o que
está por trás dela. Isto deve acontecer até a quinta figura do pé.
Depois,
falem: Jesus ensinava por parábolas. Então falem resumidamente sobre as 5
parábolas e seu significado.
-
Agora, peçam para que 03 alunos retirem as 03 figuras de pé seguintes.
Falem:
No seu ministério Jesus fazia perguntas, mas estas perguntas lidas por vocês
foram feitas para Jesus. Mas, quais as respostas de Jesus para estas
indagações?
Leiam
o que Jesus respondeu para eles.
-
Agora, peçam para que 03 alunos peguem 03 figuras de pés, deixando apenas a
última.
Os
alunos devem ler e depois falem sobre mais outros milagres de Jesus, além
daqueles estudados na lição anterior.
-
Agora, outro aluno retira o último pé e ler. Em seguida, falem sobre as
perseguições que Jesus sofreu.
-
Falem: Nesta caminhada com Jesus, na Judeia conhecemos vários acontecimentos: o
zelo dele pelo templo, a forma de ensinar usando parábolas, as respostas dele às
perguntas feitas, os milagres e perseguições.
-
Peguem a mala e falem: Vamos encher a mala com coisas que aprendemos com Jesus
nesta caminhada?
Então
aguardem as respostas dos alunos, escrevam num papel e coloquem dentro da mala.
-
Depois, falem: Na caminhada cristã, precisamos ter como bagagem os ensinamentos
do Mestre.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário