Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 03: As Pragas Divinas e as Propostas
Ardilosas de Faraó
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 03.
7
- Falem: A lição de hoje tem como título “As Pragas Divinas e as Propostas
Ardilosas de Faraó”.
Trabalhem
o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam
esta sugestão:
-
Peçam para os alunos citarem as 10 pragas. Anote-as no quadro ou cartolina. Complementem
o nome de alguma praga, se necessário.
As
10 pragas: Águas tornam-se em sangue, Rãs, Piolhos, Moscas, Peste nos animais, Úlceras,
Saraivas , Gafanhotos, Trevas, Morte dos primogênitos
-
Analisem a situação vivenciada pelo povo através das pragas.
-
Em seguida, falem: Com certeza, nós não presenciamos nenhuma situação semelhante
a que povo passou. Podemos imaginar a dimensão desses momentos difíceis, a
grosso modo, partindo daquilo que vivenciamos, quando há:
Falta
de energia(praga das trevas)
Medo
de bichos, presença de insetos(praga das rãs, gafanhotos, moscas, piolhos)
Perda
de entes queridos(praga da morte dos primogênitos)
Doenças(praga
de úlceras)
Água
poluída(praga da água em sangue)
Geadas, ventos fortes(praga
de saraiva)
Doenças
em animais(Peste nos animais)
-
Falem: Quando estas situações acontecem ficamos incomodados, imaginem o que
sentiram e sofreram as pessoas, tudo por causa de um homem de coração endurecido.
-
Analisem biblicamente qual a razão das 10 pragas.
-
Agora, analisem com os alunos as propostas de Faraó e as atitudes de Moisés
diante disto e como Deus agiu.
-
Em seguida, leiam o Texto de Reflexão “Feridas
e Ouvidos Abertos”.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O
Que Você Tem em Suas Mãos?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo: Refletir
sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos diante das
lutas.
Metade
de uma folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
O que você tem suas mãos como instrumento de batalha e como tem se portado na
luta? Ou o que você possui?
Moisés
tinha uma vara, o rei Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma
funda, Jacó tinha um cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento.
Estes
instrumentos representam objetos de trabalho ou de luta ou de convencimento que
estes personagens bíblicos possuíam.
-
Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício e peçam para que
façam o contorno de uma das suas mãos.
-
Peçam para que eles escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de luta
ou de defesa diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda
acrescentar nomes de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
-
Solicitem para que os alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Feridas e Ouvidos Abertos
Quando estamos passando por uma
profunda tristeza ou por circunstâncias difíceis, talvez nos sintamos ofendidos
se alguém nos disser que algo bom pode emergir de nossa adversidade. Uma pessoa
com boas intenções, que procura nos encorajar a confiar nas promessas de Deus,
pode ser vista por nós como insensível ou até pouco realista.
Isto aconteceu com os filhos de
Israel quando Deus estava agindo para libertá-los do Egito. À medida que Faraó
endurecia o seu coração não deixando o povo de Israel sair e não obedecendo às
ordens de Deus, ele aumentou a carga de trabalho forçado dos escravos
hebreus(Ex 5.10-11). Eles ficaram tão
desanimados que conseguiram aceitar as palavras de Moisés que lhes assegurava
que Deus ouviu o seu o clamor e prometeu levá-los para uma terra que seria
deles(6.9).
Há épocas nas quais nossas feridas e
temores podem fechar nossos ouvidos às palavras de esperança de Deus. Mas o
Senhor não deixa de nos falar quando temos dificuldades em ouvir. Ele continua
a agir a nosso favor assim como fez com o povo de Israel o libertando do Egito.
Ao experimentarmos a compaixão de
Deus e seu cuidado amoroso, podemos voltar a ouvir a voz de Deus novamente
ainda que a dor não tenha passado por completa. DCM
Fonte:
Nosso Pão Diário( 22.04.2005).
2 comentários:
Excelente auxílio! Muito obrigada!
Tatiane de Souza, muito obrigada por sua visita e pelo reconhecimento deste trabalho. Volte sempre!
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