Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do
povo de Israel e sua herança espiritual
Lição 11: Deus Escolhe Arão e seus Filhos para o
Sacerdócio
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição 11.
7
- Falem: A lição de hoje tem como título “Deus
Escolhe Arão e seus Filhos para o Sacerdócio”.
8
- Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma
contextualizada, vejam esta sugestão:
-
Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina: Arão e seus filhos Nadabe, Abiú,
Eleazar e Itamar.
-
Leiam o texto da chamada de Arão e seus filhos para o sacerdócio – Êxodo 28.01.
-
Depois, apresentem uma figura de uma veste sacerdotal.
-
Agora, apresentem os demais pontos da lição.
-
Para concluir e contextualizar o tema para a vida dos alunos, utilizem uma das dinâmicas: “Minha
Vida em Dois Atos” ou “Com a Mão na Massa”. Se preferir, ainda sugiro o texto de reflexão “O Homem das Bíblias”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Minha Vida em Dois Atos
Objetivo:
Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu
chamado e vocação.
Material: 01
envelope, ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno, 01 tubo de cola.
Procedimento:
- Após falar sobre o chamado
de Arão e seus filhos para o sacerdócio, oportunizem aos alunos também a oportunidade
de refletir sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
- Entreguem para os alunos ½
folha de papel ofício e falem que ela representa nossa vida. O tempo vai passando
e a vida nos traz marcas.
Agora peçam para que eles
amassem o papel. Depois, peçam para que abram.
Então, orientem para que os
alunos escrevam alguns fatos, isto é, acontecimentos que marcaram a vida deles,
antes da conversão.
- Depois, dobrem o papel em
04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem: O que vocês estão
vendo?
Há o formato de uma cruz.
Então falem que a nossa vida
tem dois momentos, um antes da conversão e outro quanto aceitamos Cristo como
salvador. Mudando nosso modo de viver.
Em seguida, peçam para que
coloquem o papel amassado dentro do envelope e fechem-no com cola.
- Falem que esta ação
representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17
“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas
já passaram; eis que tudo se fez novo”.
- Agora, na parte da frente
do envelope, representando o tempo presente, os alunos deverão escrever seu
nome e alguns fatos que são relevantes após a conversão, como por exemplo:
mudança na vida pessoal, familiar e espiritual, batismo com o Espírito Santo,
descoberta de talentos, recebimento de dons, uma chamada especial, atuação na
obra de Deus etc.
- Para concluir leiam I Co
7.20.
Ideia original da utilização
do papel amassado desconhecida
Elaboração desta versão por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Com a Mão na Massa
Objetivo:
Refletir sobre o serviço cristão.
Material: ½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da
folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o
desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa
“trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos
escrevam:
Fora da mão: Aquilo que
desejam realizar.
- Leiam ou cantem com os
alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já
pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante,
em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a
7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma
oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do
Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão: O Homem das Bíblias
Quando o grupo de jovens da
igreja de Ricardo precisou de Bíblias para estudo, ele foi em busca de mais de
70 exemplares. Ele conseguiu o que eles precisavam, mas nunca parou de coletar
e distribuir Bíblias.
Pessoas e empresas doam dinheiro. Outros
lhe dão Bíblias novas e usadas para compartilhar. O lema, escrito na van que
ele usa para seu ministério, explica o seu simples desejo: “Precisa de uma
Bíblia? Peça-me uma”. Ricardo é uma pessoa simples, um técnico em instalações
hidráulicas e de aquecimento que faz esse ministério em seu tempo livre. Seu
apelido na igreja é “o homem das Bíblias”.
Você alguma vez desejou ter um
ministério especial, como o de Ricardo? O Senhor deu a cada um de nós pelo
menos um dom espiritual, a ser usado para os propósitos de seu reino. O
apóstolo Paulo faz uma lista de diversos dons, em I Coríntios 12 e Romanos 12,
e alguns são mencionados em I Pedro 4.9 a 11.
Se você não sabe que dons você
tem, trabalhe como voluntário num ministério de sua igreja que lhe interesse,
ou supra alguma necessidade da qual alguém lhe falou. Então pergunte a si mesmo
se você viu Deus fazer a obra através de você, e se teve alegria enquanto
servia. Pergunte a colegas cristãos se eles acham que você tem um talento em
alguma área. Peça que o Senhor o ajude a determinar onde você encaixa nos
planos dele.
O Senhor quer usar você também.
Fonte: Nosso Andar
Diário(16.07.2011)
Texto
Pedagógico:
Participação
do aluno na aula da EBD
Um
novo olhar para uma velha questão
A participação do aluno no processo de
ensino e aprendizagem é condição fundamental para que haja construção do
conhecimento, sendo então necessária a tomada de decisão por parte do docente
para que proporcione ao aluno, formas diferentes de participar do ato de
aprender.
Neste texto, tecerei algumas
considerações especificamente sobre a participação do aluno nas aulas da
EBD(Escola Bíblica Dominical).
Geralmente, as aulas da EBD são
ministradas através do método expositivo, isto é, o professor transmite o saber
e os alunos escutam... escutam... de forma passiva aquilo que o professor
deseja transmitir, sem promover de fato a participação dos discentes no
processo.
Reconheço
que é quase impossível fugir da aula expositiva. Como assim? Então, parece um
contrassenso escrever este texto, não é? Mas, vejamos os caminhos para melhorar
este quadro. Este método, quer queira ou não, é utilizado de forma frequente,
mas há possibilidades de utilizá-lo com criatividade.
A
unilateralidade do ensino centrado no professor é um dos pontos negativos mais
agravantes deste método. Sendo assim, é possível modificar esta situação,
agregando a ele outros métodos e recursos para potencializar o ensino e a
aprendizagem, oportunizando ao aluno uma participação ativa.
Promover
experiência participativa nas aulas requer inicialmente tomada de consciência
por parte do professor da importância deste ato para a aprendizagem, ou melhor,
mudança de paradigma da aula de Escola Dominical, tradicionalmente e historicamente
executada de forma não participativa.
Romper
com a cultura da não participação, do silêncio e da imobilidade requer
questionamento da prática docente e de resultados. É um ato desafiante,
individual e até provocativo, pois nem todos que compõem o corpo docente vão
aderir a este modo participativo de ministrar aulas na EBD, criticando até seu
modo de ensinar.
Afinal,
quais as possibilidades de participação dos alunos na aula da EBD? Já foi dito
anteriormente, que há necessidade e possibilidade de agregar outros métodos e
recursos de ensino à aula expositiva. Veja alguns exemplos:
- Trabalhar com projetos;
- Divisão de grupos;
- Debates;
- Encenação, esquete;
- Perguntas e respostas;
- Estudo de caso;
- Dinâmicas;
- Oportunizar o aluno para
fazer perguntas, tirando dúvidas;
- Realizar leitura
individual e compartilhada de versículos e outros textos;
- Depoimentos dos alunos,
relatos de experiências;
Concluindo,
desejo aqui ainda me reportar ao que já escutei, quando alguém é questionando
quanto ao modo de ensinar sem participação dos alunos, ao dizer: “Mas sempre
foi assim!”. Sempre foi assim e você considera que está dando certo? Certo para
quem? Fácil para quem? Sempre foi assim porque alguém ainda não rompeu com o
modelo que vem sendo copiado ao longo dos anos, mas que precisa ser
reinventado, pois não cabe mais este modelo para os ideais de um ensino
participativo, que promove aumento da retenção da aprendizagem da Palavra de
Deus, forma o caráter cristão e transforma vidas. Não é difícil de executar, difícil é iniciar,
pois há quebra de padrões estabelecidos. Comece por você e contagie seus
colegas!
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Amei essas dicas... Amo EBD porém, quando a aula é expositiva se torna cansativa. Tenho tentado, em minhas oportunidades de dar aula, ser mais dinâmica possível, mas como você disse, quebra alguns padrões estabelecidos, então, preciso ir com calma, mas em geral, minha aula tem sido bem aceita na igreja e bastante participativa, e amo isso!! Graças à Deus por essa oportunidade!
Eleita de Deus, muito obrigada pela visita. Gostei de saber que você procura dinamizar a aula expositiva. Continue assim. Volte sempre!
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