Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 02: O Evangelho da Graça
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Evangelho da Graça.
-
Introduzam o estudo sobre a Graça de Deus, através da dinâmica “Quanto você vale?”
-
Depois, trabalhem sobre o que é Graça.
- Perguntem: Quantos aqui já foram alcançados pela
Graça de Deus?
Se
houver alguém que ainda não aceitou a Cristo, perguntem se deseja neste momento
fazê-lo.
Para
aqueles que já gozam da Graça de Deus, peçam que 02 alunos relatem de forma
objetiva como foram alcançados.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para exemplificar o cuidado com os falsos mestres,
utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou
Falso?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivo:
Iniciar
o estudo sobre a salvação, como pagamento do resgate do homem por Jesus.
Material:
01
figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel
atômico
Fita
adesiva
Procedimento:
-
Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os alunos estão com eles
naquele momento da aula.
Anotem
as respostas num papel e coloquem ao lado de cada objeto.
-
Agora, coloquem num quadro as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma
casa e perguntem:
Quanto
pode valer este carro?
E
a casa?
E
outros objetos da casa?
Anotem
as respostas, num papel e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e
utensílios domésticos.
-
Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
-
Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam
para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do
aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
-
Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa,
no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
-
Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando
o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas,
Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho
Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
-
Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então
leiam:
Rm
5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo
nós ainda pecadores”.
I
Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
-
Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou
gratuitamente, através do sacrífico de Jesus.
“E,
quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos
vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a
cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era
contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar
sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro
pirateado, observando suas características.
Material:
CD,
DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
-
Escolham um objeto dentre os citados no item material para fazer a
demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original,
legítimo) e outro falso(pirateado).
-
Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os
alunos não
Há
também, outra possibilidade de utilização desses objetos: Vocês podem fazer a
propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas
observe a reação da turma diante das características dos objetos.
-
Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um
objeto é verdadeiro ou falso?
Os
alunos deverão emitir suas opiniões.
-
Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do
objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com
os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
-
Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos
como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”.
Mateus 7. 15 a 17.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Monitoria
na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar
atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições
auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em
curso.
Jesus
escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem
sobre os valores do Reino e enfrentassem situações diversas, para que pudessem
pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os
que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os
mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e
expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O
apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um
cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e com experiência para
o trabalho. “E espero no Senhor Jesus
que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e
que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos,
nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre
treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a
orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização
de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
E na Escola Bíblica Dominical,
quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo
do princípio de que há necessidade de novos professores para o ensino cristão,
a monitoria pode ser uma forma de iniciação à docência, proporcionando
familiaridade do monitor com planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo,
escolha de métodos e execução de outras atividades correlatas ao processo de
ensino e aprendizagem de forma conjunta com o professor.
Para
o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária
ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores
tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa
para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição,
que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que
tenham espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser
monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A Palavra
de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm 2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem
maior possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser executadas
na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD, deve manter
contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando a aula a
cargo do monitor.
Mas,
vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
-
Expor uma parte da lição.
-
Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
-
Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo,
execução de dinâmicas etc.
Após
a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor
sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os
negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim
repetição de falhas.
O
tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa,
pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da
maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja
orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos, seminários
de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas, textos de
conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de informações sobre o
processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto,
a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a
formação em serviço a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso,
nesta atividade, a receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além
de que devem estar disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a
contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e ser estimulado a exercer
suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que
tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?
Por Sulamita Macedo.
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