Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 05: Apostasia, Fidelidade e Diligência no
Ministério
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Apostasia, Fidelidade e Diligência no Ministério.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Vida
Frutífera”.
-
Para concluir, leiam o texto “Plantando
boas sementes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vida Frutífera
Objetivo:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa
vida espiritual e moral.
Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a Deus.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
- Orientem para que eles desenhem uma semente (do
lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).
- Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que
ou em quem está alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com
poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É
bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que
a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado
para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo
de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado
em todas as estações de sua vida?
- Para concluir, falem: Temos plantando boas
sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos
como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus, com
apostasia, infidelidade a Deus.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Plantando Boas Sementes
“Como
principiante no jardim, logo aprendi que um terreno não cultivado era impróprio
para a plantação de sementes e para o crescimento. Mas quando plantei boas
sementes numa terra bem preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que
veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as sementes certas e a bênção de Deus são
essenciais para a produção de frutos, não somente num jardim, mas também na
vida cristã.
O
profeta de Deus, Oseias, pregou este princípio ao povo de Israel. Eles haviam
semeado sementes de maldade e confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de
confiar em Deus. Então eles comeram os frutos amargos de mentiras,
especialmente a mentira de que a sua própria de que sua segurança e sucesso
vinham da sua própria força militar(Oseias 10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem a Deus – deixaram o terreno
endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”. Se eles semeassem justiça,
iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria chover bênçãos sobre eles.
Está o solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua Palavra, em vez de
ser receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira de viver em vez de
confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero arrependimento,
semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer espiritualmente. Acima de
tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio para que sua vida seja
frutífera. JonieYoder
Fonte: Nosso Pão Diário (13.05.2003).
Texto
Pedagógico
Treinamento
para Professores da EBD
Partindo do princípio de que a maioria dos professores da Escola Bíblica
Dominical não possui formação pedagógica, é necessário que eles sejam treinados
para que sejam capacitados para ensinar.
A
igreja deve então organizar treinamento, fornecendo subsídios pedagógicos para
que os professores se sintam confiantes para exercer tão nobre tarefa – ensinar
na EBD. Chamar alguém para ensinar, sem prepará-lo antes, pode causar
problemas, pois será difícil para o professor, para os alunos e até para o
superintendente.
Treinar e prover apoio pedagógico e técnico é o mínimo que a Igreja deve
fazer. Alguns pontos devem ser observados para que haja sucesso no treinamento
dos professores da EBD:
1 – Realizar reunião com os
professores
Com o objetivo de sensibilizá-los para a necessidade do treinamento e
estimulá-los a participar do curso, apresentando o formato do evento e outras
informações pertinentes.
2 – Fazer levantamento da formação e
atuação dos professores
Pode ocorrer que entre os professores haja alguém com curso de Pedagogia
ou outro que trabalhe com treinamento de líderes. Eles devem ser sondados se
podem colaborar com o treinamento como professor formador.
A
escolha dos demais professores formadores ficará a critério da organização do
evento, de acordo com as necessidades e possibilidades.
3
– Escolher o coordenador geral do treinamento e coordenadores por faixa etária
É
bom que haja uma descentralização de funções do superintendente, escolhendo uma
pessoa com qualidades positivas de liderança para coordenar o treinamento, como
também apontar outros coordenadores para as demais faixas etárias, que deverão
trabalhar com o mesmo objetivo, contextualizando as orientações de acordo com o
tipo de revista, aluno ou tipo de classe.
Se o superintendente deseja e tem
condições de tempo para organizar e coordenar o treinamento não há problema,
mas sempre é bom a atuação de colaboradores.
4
– Formatação do treinamento
1º. Momento: As aulas iniciais
deverão acontecer com todos os professores juntos, para receber orientações
gerais sobre a EBD, o ensino e traçar metas conjuntas.
2º.
Momento: Os professores serão divididos por faixa etária para receber
orientações específicas.
É
interessante organizar o curso por módulo, cada módulo com um determinado tema
e professor específico.
Realizar
treinamento com os professores novatos sempre que formar um grupo. É
interessante que eles sejam treinados antes de começar a ensinar.
5
- Período de realização
Delimitar
início e fim do treinamento, apresentando um cronograma de cada encontro e
módulo; isto é importante para que os envolvidos se organizem para participar
da capacitação.
6
- Tema geral e sub-temas
Veja
alguns temas: Liderança, Planejamento Estratégico para EBD, Planejamento de
aula, Recursos visuais, Métodos e técnicas de ensino, como utilizar as
tecnologias, características psicológicas das faixas etárias, avaliação da
aprendizagem na EBD, estratégias de participação dos alunos na aula da EBD etc.
Lembre-se de que cada módulo
abrangerá um determinado tema específico.
7 – Local de realização e horário:
Há várias possibilidades para realização de treinamento: na própria
igreja ou em outro local de fácil acesso, podendo acontecer aos sábados ou em
outro dia da semana à noite. Mas, como há muitas pessoas que trabalham aos
sábados e outros que não podem à noite, tenho uma sugestão: pela minha
experiência há um horário bastante conveniente – o horário da EBD. Como assim?
Isto mesmo!
Na EBD, enquanto há uns ensinando, há outros professores de “folga”.
Então, os que estão livres participam do treinamento naquele domingo. Na
próxima aula, faz o inverso: quem ensinou, participa do treinamento. Quem
estava no treinamento, ensina. Sei que o resultado é melhor do que em outros
horários. O professor formador deverá ter conhecimento de que ele repetirá 02
vezes a mesma aula.
É
notório que há professores que só participam da EBD quando vão ensinar e se
ausentam dos demais domingos. Esta é uma atitude que precisa ser corrigida.
Então, estes professores precisam saber com antecedência do treinamento para
poder participar, como também estar presente na Escola Dominical para ensinar.
8
– Organizar material do treinamento
Há alguns materiais que devem ser organizados:
Pasta para cada aluno contendo caneta, bloco
de anotações, apostilhas, folder com cronograma das aulas.
Material que o professor formador vai
utilizar: data-show, apostilhas etc.
Lista de presença: é importante controlar a
presença e falta dos alunos, que devem ter no mínimo 75% de frequência para receber
o certificado.
Certificados: organizar modelo,
imprimir.
9 - Recursos financeiros
Julgo desnecessário que o professor
pague inscrição.
Os gastos deverão ser financiados
pela igreja, como a compra de material listado no item anterior e/ou outros que
porventura haja necessidade.
10
- Finalização do treinamento
Organizar um momento especial para
entregar certificados, fazer uma avaliação do treinamento, oferecer um lanche
etc.
Preparar professores para sua
atuação na EBD é uma atitude sábia. Há docentes que possuem conhecimento
bíblico, mas não conseguem transmitir as informações de forma didática,
contextualizada e prazerosa, tornando a aula um fardo para quem apenas
escuta... escuta... escuta...
Que tal pensar e agir sobre esta
situação?
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário