Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 04: A Era da Informação instantânea
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Atualmente, há uma grande pressa para realização de qualquer coisa. Na
internet, vemos que muitos se aborrecem porque a página ainda não abriu. A um clique,
já se espera que o que se procura já esteja ali de imediato. Há uma urgência
para tudo! Na aula de hoje, vamos estudar sobre “A Era da Informação instantânea”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Você Compartilha?”,
que proporcionará a reflexão sobre
as influências dos meios de comunicação.
-
Para concluir, falem como deve ser atitude do cristão diante da Mídia,
apresentando a forma sábia e o uso indevido de sua utilização.
Utilização
sábia: visão crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida
de comunhão com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
Uso
indevido: o tempo excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio
diante de sites e leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo:
Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14
envelopes
Nomes
e expressões digitados(vejam no procedimento)
Procedimento:
-
Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou
expressões:
Consumo
Moda
Culto
ao corpo
Mensagens
subliminares
Informação
Rápida
comunicação
Influência
de seitas
Tempo
excessivo diante da TV e Internet
Falta
de tempo para conversar
Pouco
ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização
através da mídia
Indução
a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas
de TV e sites inadequados
-
Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente
para ele.
O
professor pergunta: Você compartilha?
-
O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
-
O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto
deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
-
Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam
para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
-
Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem
que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do
cuidado que devemos ter diante destas situações.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário