Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 03: O Terrorismo marca o novo século
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Terrorismo marca o novo século.
-
Coloquem em 01 quadro ou cartolina reportagens ou figuras sobre terrorismo que
vem acontecendo nestes últimos anos.
Reflitam
sobre o que tem originado esta onda de terrorismo, quais as localidades onde
estão acontecendo e quem promove este tipo de violência.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Proteção
24 horas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Proteção 24 horas
Objetivo:
Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.
Material:
Figuras
de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
-
Após trabalhar o que trata Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a
glória de Deus como um muro de fogo) falem que historicamente as cidades tinham muros que serviam de
proteção para o povo contra os ataques dos inimigos.
-
Falem para os alunos sobre o cuidado que temos com a proteção tanto pessoal
como
Falem
ainda sobre a falta de segurança que vivenciamos atualmente, com o aumento da
violência social.
-
Depois, perguntem: O que nos protege da insegurança que vivenciamos?
Aguardem
as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção
divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada,
atenção ao que acontece ao redor, etc
-
Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou
mesmo de outros lugares.
Falem
sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades
litorâneas que serviram para promover segurança. Além disso, falem sobre as
torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a
navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.
-
Agora, leiam:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Perguntem:
Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se
que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o
nome do Senhor!
-
Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através
de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
-
Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando
se sentir amparado.
Certamente,
haverá.
Então,
peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para
que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para
que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois,
façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e
proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
-
Para concluir, leiam conjuntamente:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário