Adultos: O
Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Lição 13: Jesus Cristo, o modelo supremo de caráter
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Depois, apresentem o título
da lição: Jesus Cristo, o modelo supremo
de caráter.
-
Antes de estudar sobre o caráter de Jesus, utilizem a dinâmica “Quem é Jesus?”, que possibilitará o
conhecimento referente ao personagem Jesus.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Quem é Jesus?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra
JESUS digitada
½
folha de papel ofício para cada aluno
Pincel
atômico
05
Envelopes
Expressões
digitadas: Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar
esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar
estas respostas: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos
profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar
esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar
esta resposta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar:
a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes da aula:
Enumerar
os envelopes de 01 a 05
Colocar
no envelope 01 as expressões: Personagem mais importante da História, Grande
filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem
polêmico.
Colocar
no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho).
Colocar
esta resposta no envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias,
Um dos profetas.
Colocar
a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar
esta resposta no envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
–
Organizem os alunos em círculo.
–
Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
–
Perguntem para os alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem
para cada aluno meia folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as
respostas.
–
Coloquem estas respostas ao redor da palavra JESUS.
–
Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e
coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem
mais importante da história, Um grande filósofo, Um comunista, Um
revolucionário político, Idealista religioso, Homem polêmico
–
Falem: Estas palavras ou expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem
ou entendem sobre Jesus.
–
Entreguem o envelope 02 para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta
pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em
quadrinho.
Coloquem
esta pergunta bem perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por
Jesus.
–
Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus discípulos.
–
Agora, entreguem o envelope 03 outro aluno e peçam para que leia a resposta dos
discípulos(Mt 16.14)
Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem
estas palavras ao redor do nome JESUS.
–
Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele
vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
–
Agora, entreguem o último envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu
és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem
que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
–
Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre quem é Jesus.
–
Depois, façam uma breve reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome
JESUS.
–
Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e
importante e tão significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
–
Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
–
Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da
lição de hoje.
Sugestão
para conclusão do 2º. Trimestre:
O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de
Deus e provado como ouro
Para fazer a conclusão sobre o
caráter dos 12 personagens bíblicos estudados nas lições, organizem a seguinte
atividade:
1
- Material:
12 nomes dos personagens
bíblicos digitados
03 características de cada
personagem bíblico digitadas
01 tesoura
01 rolo de fita adesiva
Foto: Lucineide Medeiros Congregação Polo Planalto Natal - RN |
03 tubos de cola
02 quadros para fixar as
cartolinas
02 cartolinas com cor rosa,
vermelho ou verde
12 envelopes feitos de
cartolina ou do tipo que se compra pronto
2
- Como fazer: vejam esta foto
Recortem as 36 características
e os 12 nomes dos personagens bíblicos digitados
Misturem as características.
Colem na aba dos 12 envelopes
os nomes dos personagens bíblicos – para cada envelope, um nome.
Colem 12 envelopes nas
cartolinas, como no exemplo da foto.
3
- No momento da aplicação da atividade de conclusão:
Fixem as cartolinas num quadro
Coloquem as 36 características
sobre uma mesa
Falem que vocês vão fazer a
conclusão do trimestre com uma atividade, utilizando estes materiais(mostrem as
cartolinas com os envelopes e as características do caráter dos 12 personagens)
Solicitem que os alunos
observem as características e procurem associá-las aos personagens bíblicos.
Quando eles identificarem,
devem apresentar para os colegas e em seguida colar uma característica mais
evidente no envelope e as demais características devem ser colocadas dentro do
envelope.
Depois, vocês falam: Da mesma
forma que os personagens, nós também temos características de caráter. Umas de
forma mais clara e outras menos, tal qual como estão expostas nestes envelopes.
Aprendemos que o caráter do cristão deve ser moldado pela Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
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