Jovens: O
Sermão do Monte - A justiça sob a ótica de Jesus
Lição 11: Os
Falsos Profetas e os Seus Frutos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: Os
Falsos Profetas e os Seus Frutos.
-
Para iniciar o estudo, apliquem a dinâmica “Verdadeiro
ou Falso”?
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar
sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro
pirateado, observando suas características.
Material:
Material:
CD,
DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
-
Escolham um objeto dentre os citados no material para fazer a demonstração,
observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e
outro falso(pirateado).
-
Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os
alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas
positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a
veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das
respostas.
Há
também, outra possibilidade de utilização desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos
falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da
turma diante das características dos objetos.
-
Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um
objeto é verdadeiro ou falso?
Os
alunos deverão emitir suas opiniões.
-
Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto.
Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com os
alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
-
Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos
como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”.
Mateus 7. 15 a 17.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário