Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude
Lição 01: O
que é Avivamento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O que é Avivamento.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir a lição, utilizem a dinâmica “Quente,
Morno ou Frio?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quente, morno ou frio?
Objetivos:
Avaliar
o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.
Promover
a participação dos alunos na aula.
Material:
10
afirmações sobre o tema da aula, com a indicação QUENTE(correta), MORNO(meio
certa, meio errada) OU FRIO(errada).
Exemplos
de afirmações:
Com
mentes e corações cauterizados pelo secularismo, o povo não precisa mais de um
verdadeiro avivamento. (ERRADA – FRIO).
A
igreja do nosso século não está sofrendo uma crise sem precedente. A sua
presença já não é sentida pela sociedade nem temida pelo Diabo(MEIO CERTA, MEIO
ERRADO – MORNO).
O
profeta Ageu passou a ser um avivalista para sua geração (CORRETA – QUENTE).
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Entreguem 05 afirmações para o grupo 01 e 05 para o grupo 02.
- O
grupo 01 deverá ler uma afirmação e o grupo 02 deverá responder se está
correta, incompleta ou errada.
Se
estiver CORRETA, o grupo 01 dirá QUENTE.
Se
estiver INCOMPLETA, o grupo 01 dirá MORNO.
Se
estiver ERRADA, o grupo 02 dirá FRIO.
-
Este procedimento deverá ser alternado, ora o grupo 01, ora o grupo 02, até as
afirmações terminarem.
-
Vocês devem observar as respostas, corrigir se necessário e acrescentar
informações contidas na lição ou em outras fontes confiáveis.
-
Para concluir, falem:
Aqui
acabamos de utilizar 03 palavras, que podem ser utilizadas, quanto a situação
de avivamento que as pessoas estão vivenciando: Quente, morno ou frio.
Mas,
a Bíblia adverte: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera
foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente,
vomitar-te-ei da minha boca(Apocalipse 3:15,16).
É
necessário que haja um posicionamento do cristão em buscar o avivamento.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário