Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 01:
Tempo para todas as coisas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Tempo para todas as coisas.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Tempo para
todas as coisas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempo para todas as coisas
Objetivo:
Oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano,
trabalho, estudo, descanso, família, lazer, devocional e Igreja.
Materiais:
01
caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).
01
tesoura
01
tubo de cola
Figuras
variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso,
família, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
-
Então, convidem um aluno para participar da atividade e entreguem para ele a caixa
de sapatos.
-
Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e falem que ela
representará o lugar e o tempo das nossas ocupações.
-
Agora, peçam para que abra a caixa. Nela, ele vai encontrar apenas uma figura
de relógio colada na parte de dentro da tampa.
-
Falem: O nosso tempo está muito cheio de tarefas de mais diversas formas.
Chegamos até a dizer que o tempo está curto e deixamos de realizar algumas
atividades.
-
Vejamos o que a Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu”(Eclesiastes 3:1).
-
Falem: Mas, a caixa está vazia!
Então
peçam para que o aluno preencha a caixa das ocupações.
-
Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar
as tarefas que realiza durante a semana.
-
Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo
daquelas destinadas ao descanso, família, lazer, devocional, cultos.
-
Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
-
Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as
figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
-
Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas
explicações:
.
Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
.
Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas não são menos
importantes.
.
Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar
danos espirituais e físicos.
-
Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso
ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos
para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar físico,
social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização
Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e
social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
-
Para concluir, falem estudamos nesta aula, sobre um dia descanso – o sábado,
para os judeus, exigido por Deus. Notamos o cuidado divino com o seu povo. Nós
também devemos buscar momentos de lazer com família e de adoração ao Senhor no
dia da semana que for mais conveniente.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário