Juvenis – Currículo do Ano 3: tema: Jesus e o reino de Deus
Lição 12:
Um Chamado para ser Discípulo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Um Chamado para ser
Discípulo.
- Para introduzir o estudo,
apliquem a dinâmica “Chamado para ser
discípulo”
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Chamado para ser discípulo
Objetivo:
Oportunizar
momento de estudo sobre a chamada dos discípulos de Jesus, inserindo os alunos
como novos discípulos também chamados pelo Mestre.
Material:
Material:
Nomes
digitados: Discípulo
Nomes
dos discípulos de Jesus
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Falem: Jesus chamou 12 pessoas para auxiliá-lo no seu ministério. Eles são
chamados de discípulos. Coloquem o nome “Discípulo” no quadro.
-
Perguntem: Qual o nome destes 12 discípulos?
Aguardem
as respostas. Certamente, os alunos indicarão alguns nomes. Depois acrescentem
os nomes dos demais discípulos, no quadro, observando o que está escrito em
Mateus 10. 2 a 4:
“Ora,
os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e
André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e
Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu,
apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.
-
Peçam para que os alunos repitam a leitura dos nomes, todos de uma vez, depois
só os meninos, depois só as meninas, depois todos novamente.
-
Falem sobre a chamada deles, mostrando alguns versículos, como:
“E,
chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos,
para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal”(Mateus
10:1).
“Jesus
enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios,
nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas
ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E,
indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai
os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios;
de graça recebestes, de graça dai”(Mateus 10:5-8).
-
Depois, façam o seguinte:
O
aluno fala: Jesus chamou os discípulos(fala 03 nomes dos discípulos) e continua chamando mais discípulos. Ele me
chamou e também... (falar os nomes dos colegas).
Este
procedimento deve se repetir até todos os alunos participem.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário