Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 11: Esperando
o Tempo de Deus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Esperando o Tempo de Deus.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Promessa de Deus”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Promessa de Deus
Objetivos:
Refletir
sobre o cumprimento das promessas divinas.
Renovar
a esperança e a fé nas promessas de Deus.
Material:
01
folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
Segundo
o Dicionário Michaelis é “1. Ato ou
efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e
pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.
-
Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno.
Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o
estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Vocês
já passaram por alguma dessas situações?
Vocês
ocasionaram ou foram vítima?
-
Agora, afirmem: O ser humano é falho, mas Deus não falha em suas promessas.
Leiam
Nm 23.19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se
arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o
confirmaria?”
-
Falem:
Vocês
têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida?
Vocês
encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se
do que Deus já fez por vocês!
-
Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por um
traço.
-
Solicitem aos alunos que escrevam do lado esquerdo as promessas que ainda não
foram cumpridas.
-
Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha,
uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você!
Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
-
Concluam, lendo:
“O
Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”(2
Pedro 3:9a).
“Os
que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas
permanece para sempre”(Salmo 125:1).
Por
Sulamita Macedo.
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