Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 07: Tempo
para estar a sós com Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Tempo para estar a sós com Deus.
- Depois, apliquem a dinâmica “Pare um Tempo e
Pense!”
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pare um Tempo e Pense!
Objetivo:
Refletir sobre o tempo destinado a leitura e estudo da Bíblia, a oração e
comunhão com Deus.
Material:
01
desenho de relógio grande
01
borracha e lápis grafite para cada aluno
Procedimento:
-
Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
-
Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os
intervalos das horas as atividades que executa por dia.
-
Perguntem: Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são
prioritárias? Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de
Deus? E para a oração? E para os cultos?
-
Leiam Ne 9.3 e reflitam sobre o tempo destinado para leitura do Livro da Lei do
Senhor, como também o tempo para a confissão de pecados e adoração a Deus.
Estas ações ocasionaram um genuíno despertamento espiritual.
-
Falem: Temos muitas ocupações, mas precisamos reservar um tempo de qualidade
para buscar ao Senhor. O que precisamos modificar no nosso relógio? Entreguem a
borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o
tempo destinado a leitura bíblica, oração, aos cultos.
-
Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário