Juvenis – Currículo do Ano 3: Avivamento para a Juventude
Lição 07:
Efeitos espirituais do Avivamento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Efeitos espirituais do
Avivamento.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Chave”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A
Chave
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia da oração
para o avivamento.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com
tamanho ampliado.
Procedimento:
- Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é
mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada
para fechar.
- Falem que a oração pode ser comparada a uma
chave.
- Perguntem: O que a oração pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: Salvação, avivamento espiritual, emprego,
aprovação no vestibular etc.
Fechar: livramentos (acidentes, assaltos), orações
que não estão de acordo com a vontade de Deus, etc.
- Solicitem aos alunos que apontem dois exemplos do
Antigo Testamento de orações que representam o ABRIR e FECHAR e também
mencionar situações vivenciadas por eles.
- Para finalizar, leiam II Cr 7.12 a 14.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário