Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 09:
Hedonismo, um perigo do nosso tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Hedonismo, um perigo do nosso tempo.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Campo
de batalha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Campo de Batalha
Objetivos:
Refletir
sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Promover
mudança de comportamento.
Material:
Palavras
digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)
01
lixeira
Figuras
casa e uma pessoa
01
rolo de fita adesiva
Papel
ofício cortado
Procedimento:
-
Leiam Gl 5. 17.
-
Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante
entre a carne e o espírito.
-
Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito. As
palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as
palavras em lados contrários, simbolizando oposição.
-
Falem para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há
uma solução neste campo de batalha.
Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da
carne”.
-
Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.
- Então,
apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras
da carne e coloque-as na lixeira.
-
Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É
isto que devemos buscar diariamente.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível as figuras da casa e pessoa.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou
melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes
apontadas por eles, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida
para os salvos.
-
Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.
Por
Sulamita Macedo.
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