Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 10:
O perigo do materialismo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a sema
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: O
perigo do materialismo.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica Consumismo
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Consumismo
Objetivo:
Refletir sobre o consumismo exagerado e suas consequências.
Material: Tabloides
de propaganda de grandes lojas de departamentos para os alunos.
Procedimento:
–
Distribuam 01 tabloide para cada aluno.
–
Falem: Olhem o tabloide, anotem os valores dos objetos que vocês desejam
comprar e depois somem.
–
Agora, perguntem: O que vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as
respostas.
–
Em seguida, realizem uma série de
questionamentos, tais como:
Há
necessidade de comprar todos os objetos?
Eles
são prioritários? São realmente necessários?
Comprar
os objetos porque estão em promoção, mesmo não tendo condições de comprar?
As
condições de pagamento: comprar parcelado ou no cartão, vai comprometer o orçamento
doméstico? Pagar com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros? Comprar
uma parte a vista e o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
–
Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que se
excedeu, e questionem sobre a escolha dos produtos e condições de pagamento.
–
Perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se
endividaram por causa de compras exageradas? Que outras consequências surgiram?
–
Para concluir, reflitam sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o incentivo
de alguns líderes quanto ao ensino do “ter” como sendo prosperidade.
–
Leiam I Tm 6. 9 e 10:
“Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns
se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário