Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 08: Depressão,
um mal do nosso tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Depressão, um mal do nosso tempo.
-
Depois façam a distinção entre Espírito, Alma e Corpo.
-
Coloquem no quadro as palavras ESTRESSE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, FOBIAS e
SÍNDROME DO PÂNICO.
-
E, em seguida, afirmem que estas palavras referem-se a doenças da alma.
Forneçam informações sobre cada uma delas. Nesse momento, é importante a
participação dos alunos, com depoimentos de situações sobre o tema em estudo.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Terra de
conflito”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Terra de Conflito
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre ansiedade.
Material:
01
coração feito de cartolina para cada aluno
01
caixa de palitos de fósforos
01
bandeja
Procedimento:
-
Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.
-
Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções,
dos sentimentos etc.
-
Perguntem:
Como
está seu coração?
Seu
coração é uma terra que está em conflito?
-
Depois, falem:
Observem
as seguintes orientações:
Se
o seu coração:
Estiver
tranquilo, não faça nada com ele.
Estiver
sofrendo pressão, amasse-o.
Estiver
dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda
sem rasgar.
Se
estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime
uma parte do coração.
-
Em seguida, recolham os corações e reflitam sobre as situações que os alunos
estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de
conflito.
- Para
concluir, leiam:
“Sobre
tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as
fontes da vida”(Provérbios 4:23).
“Lançai
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
“Entrega
o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”(Salmos 37:5).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário