Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Jesus, o Salvador
Lição 09:
Jesus: a única Ponte com o Pai
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação
com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus: a Única Ponte com o Pai.
- Depois, utilizem a dinâmica “Jesus é a ponte”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jesus é a ponte
Objetivo:
Refletir
sobre o amor de Deus ao providenciar a “ponte” de ligação entre Ele e a
humanidade, que estava distanciada por causa do pecado.
Material:
01
giz
Procedimento:
–
Desenhem com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se
fosse uma ponte.
Cada
círculo deve caber todos dos alunos.
–
Coloquem dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam
a palavra “DEUS”.
–
Falem, apontado para os alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que
vocês estão separados de Deus.
–
Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a
humanidade, após o pecado.
Leiam:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para
que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
–
Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não
houvesse mais esta separação.
Em
seguida, escrevam na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
–
Falem: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os
nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que…(citando o
versículo de João 3. 16)
Nesse
momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro
círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.
–
Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma
demonstração do grande amor de Deus para com eles e a humanidade.
–
Para concluir, leiam: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo
morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário