Lição
04: No Espírito Santo, o nosso Consolador
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta lição vamos estudar que cremos no Espírito Santo.
-
Falem sobre:
A
terceira pessoa da trindade
Características
da pessoa do Espírito Santo
A
atuação do Espírito Santo
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Mora
e está em mim”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mora e está em mim
Objetivo:
Ilustrar
a presença do Espírito Santo na vida daquele que recebe Jesus como salvador.
Material:
01
vaso de barro pequeno
01
caixa revestida com papel dourado
¼
de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
-
Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
-
Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as
pessoas, a humanidade.
Observação:
dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
-
Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado,
o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O
homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu
grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os
que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam
II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si
um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
-
Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra
ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
-
Para confirmar isto, leiam João 14:16-17:
“E
eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco
para sempre;
O
Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o
conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário