Discipulando
– 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição
02: O Fracasso de Israel em representar o Reino de Deus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Fracasso de Israel em
representar o Reino de Deus.
- Introduzam o tema da aula,
utilizando a dinâmica “Faça o que o
Mestre mandar”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Faça o que o Mestre mandar
Objetivo:
Refletir sobre a obediência
a Deus e a sua palavra.
Material:
Uma venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,
para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos
para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda!
Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos,
vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa
forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos,
enfatizando a importância de conhecermos o ensinamento da Palavra de Deus.
- Retirem a venda do aluno e
façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo
guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as
respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança
que devemos ter com os verdadeiros ensinos.
- Pode acontecer que o aluno
“cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir
direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a
vocês a oportunidade de falar que o povo de Israel foi desobediente aos
mandamentos de Deus. Afirme ainda que é sobre este assunto o tema da aula de
hoje.
Ideia Original do uso de uma
venda em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário