Lição 02: Música
para Deus ou sobre Deus?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam o título da lição no quadro ou numa cartolina: Música para Deus ou
sobre Deus?
-
Depois, reflitam com os alunos sobre o título.
-
Para finalizar a reflexão falem que nesta lição vamos estudar um fato histórico
que modificou a música que antes era somente para Deus para o aparecimento da
música sobre Deus.
-
Perguntem: Vocês fazem ideia de qual seja este fato histórico e o personagem
que provocou esta mudança?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para
trabalhar o tema da retrospectiva histórica da música sacra, utilizem a
dinâmica “A Música e sua história”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Música e sua história
Objetivo:
Compreender como aconteceu a evolução da música sacra, através de uma
retrospectiva histórica.
Material:
01
notebook ou 01 smartphone
03
caixas de CD vazias
Observação:
Procurar
na internet vídeos de:
Canto
gregoriano
Hino
581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino
cantado por negros americanos(afro-descendentes), mais conhecidos como “Negro
spiritual”
Hino
da música Gospel brasileira
Procedimento:
-
Apresentem apenas um parte das 04 músicas sacras, conforme descrição no item
material, utilizando equipamento de forma que os alunos possam escutá-las.
-
Escrevam no quadro os nomes das 04 músicas:
Canto
gregoriano
Hino
581 da harpa cristã “Castelo Forte”
Hino
cantado por negros americanos
Hino
da música Gospel brasileira
-
Depois que os alunos escutarem parte de cada música, perguntem:
Vocês
fazem ideia de que forma estas músicas fazem parte da evolução da música sacra?
Aguardem
as respostas.
-
Entreguem para 03 alunos, 03 caixas de CD(01 para cada aluno), que devem estar
organizados conforme descrição abaixo:
01
caixa de CD com o nome “Europa”: dentro da caixa deve estar um papel com as
seguintes informações:
-
Idade Média: Canto gregoriano
Antes
a música era cantada pelos monges católicos
-
Reforma protestante
Popularização
da música com o ensino das doutrinas através da música
Música
deixou de ser feita somente para Deus
A
música passou a ser feita para o homem aprender sobre Deus(ensino e
evangelização)
Agora
a música é cantada pelo povo, pela congregação, com melodias ao gosto do povo e
na língua do povo
Música
de Lutero 581 da harpa cristã Castelo Forte
Aparecimento
do canto congregacional, das orquestras e corais
01
caixa de CD com o nome “Continente Americano”: dentro da caixa deve estar um
papel com as seguintes informações:
A
música europeia chegou com os ingleses nos EUA
Os
negros deram uma versão própria com o Negro Spirituals, grupos de negros
cantando belas melodias
01
caixa de CD com o nome “Brasil”: dentro da caixa deve estar um papel com as
seguintes informações:
Influência
europeia e americana e australiana
Coral,
canto congregacional, corinhos
Estilo
nacional com ritmos do Nordeste.
-
Os alunos devem abrir os CDs, um de cada vez, na seguinte ordem: Europa,
Continente Americano e Brasil.
O
aluno ler a capa, depois deve ler o conteúdo que está na parte interna da caixa
do CD.
Em
seguida, fixem o CD com fita adesiva ao lado da(s) músicas, que já estão
escritas no quadro ou na cartolina, a saber:
Europa:
Canto gregoriano e Castelo forte
Continente
americano: Negro Spirituals
Brasil:
Música gospel
À
medida que eles forem lendo vocês vão acrescentando outras informações, que
estão contidas na lição ou em outra fonte de pesquisa.
Não
se esqueçam de explicar a razão da mudança da música somente para Deus e sobre
Deus, quando vocês falarem sobre as transformações ocorridas com a Reforma
Protestante, através de Martinho Lutero, enfatizando a música. Dessa forma,
vocês estão respondendo a pergunta feita no início da aula.
Por
Sulamita Macedo.
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