Lição 04: Louvor
e adoração – é a mesma coisa?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Louvor e adoração - é a mesma coisa?
-
Perguntem: Louvor e adoração - é a mesma coisa?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Adoradores
em ação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Adoradores em Ação
Objetivo:
Refletir sobre a atitude de adoração a Deus.
Material:
Bíblia
– Salmo 9
Quadro
ou cartolina
Pincel
atômico ou marcador para quadro branco.
Procedimento:
-
Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
-
Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e
sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir
seu coração (V1)
Lembrar
do que Deus fez (V2)
Alegrar-se
e louvar (V2)
Reconhecer
que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar
que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar
confiança no Senhor (V 11)
Pedir
misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se
na providência divina (V 14,16).
-
Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a
Deus?
-
Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos.
Utilizem
o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão
sendo escritas para a composição do Salmo.
-
Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
-
Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário