Lição
02: O Libertador
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
–
Falem: Vamos estudar nesta lição sobre Deus como libertador do povo hebreu.
–
Depois, utilizem a dinâmica “Saindo do
Egito”.
–
Falem sobre a história de escravidão e libertação do povo hebreu, através dos
seguintes itens:
A
escolha de Moisés por Deus
Resistência
de Faraó
As
dez pragas
A
Páscoa
A
saída do Egito
–
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Saindo do Egito
Objetivo:
Estudar
sobre a libertação do povo hebreu do Egito, através da intervenção divina.
Material:
02
correntes feitas com papel
Procedimento:
–
Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel escravo de
Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel nos braços e
pernas para simbolizar a escravidão.
Neste
momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando escravo.
–
Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar o povo
do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não
libertar o povo.
–
Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina, depois das
10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e
demonstrar alegria.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário