Lição 01: Música! Que som é esse?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Música! Que som é esse?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Que
hino é este?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Que hino é este?
Objetivo:
Refletir sobre a música como forma de expressão.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
-
Estudamos sobre a origem da música e de instrumentos na Bíblia. Vimos que a
música também é uma forma de expressão de louvar e adorar a Deus.
-
Falem: Vou iniciar um hino e vocês terminam.
Apresentem
o hino através de gestos. Os alunos, quando descobrirem qual é o hino, podem
cantar pelo menos uma estrofe dele.
-
Em seguida, os alunos também podem iniciar um hino e o restante da sala
continuar.
-
Para concluir, que tal fazer uma paródia sobre o tema da aula com a música de
um hino já conhecido?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário