Lição
13: O Jovem Pastor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Jovem Pastor.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um
rapaz por nome Timóteo.
-
Façam um breve resumo sobre a história de Timóteo.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a
oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem
é o jovem Timóteo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o
estudo sobre o jovem Timóteo.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno
Vários
lápis coloridos
Adesivos
variados
Procedimento:
–
Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada, mas agora que tal conhecer quem é
você?
–
Orientem para que cada aluno escreva ou desenhe quem ele é. Por exemplo:
Nome
dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde
estuda e que ano faz
O
que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que
deseja fazer no futuro
Quais
atividades participa na Igreja
Telefone,
email, facebook
Um
acontecimento importante
O
que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar
os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
-
Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no papel.
-
Os professores devem recolher todas as folhas que os alunos preencheram,
guardá-las para alguma consulta posterior.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário