Lição
11: As Ordenanças da Igreja
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o tema da aula:
As Ordenanças da Igreja.
- Escrevam no quadro: Batismo
nas águas e Santa Ceia.
- Falem: O Batismo nas águas e
a Santa Ceia são ordenanças da Igreja.
- Depois, peçam para que os
alunos falem sobre o que eles já presenciaram ou vivenciaram sobre Batismo nas
Águas e Santa Ceia.
Observem seus comentários,
suas opiniões e informem que estes eventos são ordenanças dadas por Cristo e
falem do significado de cada um.
- Para exemplificar os tipos
de batismo, utilizem a dinâmica “O
Batismo”.
- Apresentem outros pontos
levantados na lição.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Batismo
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de
batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que
relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que
eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a
demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas
a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por
imersão.
- Falem: Vimos agora com esta
demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele
conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17.
Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que
o batismo de Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem:
Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Comunhão
Objetivo:
Promover momento de
entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades
da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro
de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa
Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada
com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela
oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um
lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da
classe.
- Distribuam para cada aluno
um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão
deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um
escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma
mensagem.
- Este atividade deve ser
repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se
alimentar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário