Lição 12:
Pastores e doutores
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Pastores e doutores.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Ministério Pastoral” ou “Nos
Passos do Mestre”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ministério Pastoral
Objetivos:
Exemplificar
e refletir sobre as múltiplas funções do Pastor.
Enfatizar
a importância dos colaboradores no ministério pastoral.
Material:
Vários
objetos de tamanhos e formas diferentes
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da turma para representar a figura do pastor.
-
Falem sobre as inúmeras funções de um pastor.
Para
cada função citada, entreguem um objeto para o “pastor” segurar, até que não
haja mais condições por causa da quantidade.
-
Falem: Observem que o pastor exerce muitas funções, com o objetivo de cuidar do
rebanho e administrar de forma exitosa a parte administrativa da igreja.
-
Falem: É necessário também divisão de tarefas no ministério de pastor, para que
haja um bom exercício das múltiplas funções que exerce, pois de forma isolada
não é possível e para que haja responsabilidade, é necessária a cooperação de
outros para poder trabalhar de forma exitosa.
-
Neste momento, perguntem: Que tipo de atividades podem ser desenvolvidas pelos
membros e congregados para colaborar com o vasto trabalho.
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, apresentem estes dois exemplos de líderes e seus cooperadores:
Paulo,
o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés
também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram
pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se
sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do
outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário