Lição
10: O Sistema de Sacrifícios
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O
Sistema de Sacrifícios.
- Trabalhem o conteúdo
da lição, utilizando ilustrações do Tabernáculo:
01
– Figura do lugar dos sacrifícios:
02
– Figura do que era ofertado:
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover
uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Que Você tem em Suas Mãos?”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo: Contextualizar
a entrega de algo ao Senhor(como faziam os Israelitas no sistema de
sacrifícios) com a vida dos alunos.
Material:
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Estudamos sobre o que os israelitas
apresentavam quanto ao cumprimento de das orientações dos diversos tipos de
sacrifícios e ofertas ao Senhor.
- Trazendo esta ação de
entrega de algo ao Senhor para nossos dias, pode-se perguntar:
O que você tem suas mãos para
oferecer ao Senhor?
Moisés tinha uma vara, o rei
Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma funda, Jacó tinha um
cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento, o rapaz tinha 05 pães e 02
peixes, Dorcas fazia túnicas e roupas, a viúva de Sarepta tinha um punhado de
farinha e um pouco de azeite, a pobre viúva tinha 02 pequenas moedas, Maria
tinha um arrátel de unguento de nardo puro,
- Entreguem para os alunos a
metade de uma folha de papel ofício e peçam para que façam o contorno de uma
das suas mãos.
- Peçam para que eles escrevam
dentro da mão o que eles têm apresentado ao Senhor.
- Solicitem para que os alunos
socializem o que escreveram, de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.
6 comentários:
Excelente dinâmica para contextualização dessa lição.
Hacalias, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom saber disto. Faça bom proveito e volte sempre.
Amém agradeço muito ao Senhor por este blog que ele te conceda toda sorte bênçãos
Poderia dar exemplo de dinâmica para uma grande quantidade de adultos, mas sem material como papel. Seria na igreja cheia para passar a lição.
Magnólia, muito obrigada pela visita ao blog. Que bom que gosta das postagens.
Faça bom proveito e volte sempre.
Derik, muito obrigada pela visita ao blog.
Faço sugestão para pequenos grupos, pois parto do princípio de que na Escola Dominical os alunos são divididos em classes, por faixa etária ou tipo de classe.
Mas, você pode adaptar as sugestões para um grupo maior.
Faça bom proveito e volte sempre.
Postar um comentário