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segunda-feira, 10 de junho de 2019

Adultos: O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Lição 11: O Sacerdócio de Cristo e o Levítico
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O Sacerdócio de Cristo e o Levítico.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Apresentem uma tabela contendo um contraste entre o sacerdócio Levítico e o de Cristo, dessa forma ficará mais didático, tornando melhor a compreensão.

Sacerdócio Levítico
Sacerdócio de Cristo
Arão
Jesus
Ordem Levítica
Ordem de Melquisedeque
Inferior
Superior
Sumo-sacerdote imperfeito
Sumo-sacerdote perfeito
Passageiro
Eterno
Pecados cobertos
Pecados perdoados
Sacrifícios repetidos
Sacrifício único, perfeito
Tabernáculo terrestre
Tabernáculo espiritual
Antiga Aliança
Nova Aliança
Orientações perfeitas(leis) dadas por Deus, mas o homem não tinha forças para obedecê-las por causa do pecado
Jesus cumpriu a Lei
Cumprimento da lei Mosaica
Cumprimento da lei do Espírito
Animais para substituir o pecador
Jesus morreu pelos pecadores

O sangue do animal era requerido
O sangue de Jesus foi derramado pelos pecadores

- Utilizem as figuras da vestimenta do sumo-sacerdote e do sacerdote:





- Para concluir a aula,  utilizem a dinâmica “Eis-me aqui!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.
Contextualizar o chamado dos sacerdotes com a vida do aluno, que também é vocacionado para realizar a obra do mestre.
Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 quadro branco ou outro tipo.
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo.  Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho e da comunhão uns com os outros.
Por Sulamita Macedo.


Sugestão 01: utilizando mapa do Tabernáculo ou figuras
Dividir a turma em 03 grupos
Cada grupo vai falar dos utensílios de cada parte do Tabernáculo, o que era realizado nesses espaços e quem executava o serviço
Grupo 01: Pátio
Grupo 02: Lugar Santo
Grupo 03: Lugar Santíssimo
Sugestão 02: utilizando mapa do Tabernáculo ou figuras
Dividir a turma em 03 grupos
Cada grupo vai falar o que cada parte do Tabernáculo representa no sacerdócio de Cristo e na vida do cristão
Grupo 01: Pátio
Grupo 02: Lugar Santo
Grupo 03: Lugar Santíssimo
Sugestão 03: utilizando mapa do Tabernáculo ou figuras
Unir a sugestão 01 e 02
Sugestão 04: utilizando um vídeo
Apresentem o vídeo “Como era o primeiro Tabernáculo”, com duração de 6 minutos, que você encontra no YouTube.
Este vídeo faz uma relação das partes e utensílios dos Tabernáculo com Jesus e vida Cristã.
Você precisa de lugar adequado e equipamentos para exibição do vídeo.
 Por Sulamita Macedo.

3 comentários:

Unknown disse...

Suas dinâmicas tem enriquecido muito meu entendimento da lição.
Que Deus lhes dê mais e mais sabedoria entendendo assim a palavra de Deus . obrigada bjs

Sulamita disse...

Muito obrigada pela visita ao blog.

Fico feliz ao saber que as sugestões deste blog têm enriquecido seu entendimento dos temas das lições.

Faça bom proveito e volte sempre.

Daysi disse...

Terá um encontro de mulheres na minha igreja,vc tem alguma sugestão de dinâmica para autoestima? Desde já agradeço a atenção.