Lição 13: Eu, um líder
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Eu um líder.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem
a dinâmica “Liderança de si mesmo”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Liderança de si mesmo
Objetivo: Refletir sobre domínio próprio como pré-requisito
para autoliderança.
Material:
01
martelo
01
prego
01
pedaço de madeira
01
caixa
Procedimento:
-
Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e
os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai
lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a
paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos
na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que
era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente,
chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que
tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram
passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia
mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a
cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca.
Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma
cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e
não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física.
Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
-
Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para exemplificar
o ensinamento do pai.
-
Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias
situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações,
hábitos, estudos, uso da mídia virtual etc.
Falem
que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra,
mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
-
Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que
isto deve ser um exercício constante na liderança de si mesmo e de pessoas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário