Adolescentes - Cremos
Lição 07: No Batismo no Espírito Santo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem
a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar que cremos no Batismo no Espírito Santo.
- Perguntem: Quem é batizado
no Espírito Santo?
Em seguida, peçam para que os
alunos já batizados relatem de forma objetiva como foi esta experiência.
- Em seguida, apresentem os
pontos levantados na lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Pentecostes”.
- Estimulem os alunos não
batizados a buscar o batismo no Espírito Santo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do
Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
01 versículo bíblico em várias
línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês podem conseguir o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on
line.
Português: Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the
world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera
amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en
él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt
geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben,
nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé
ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun
d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos, conforme descrito no item material.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou
ensinar a pronúncia das palavras.
- Depois, afirmem: Esta é
apenas uma representação mínima do que aconteceu no dia de Pentecostes, vocês
podem imaginar a grandiosidade deste evento, causando admiração dos que não
conheciam a promessa e alegria dos que já esperavam seu cumprimento?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário