RSS

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Juvenis – Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã

Lição 10: Existem anjos e demônios?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Apresentem o título da lição: Existem anjos e demônios?

- Escrevam esta pergunta no quadro ou cartolina e apontado para ela, perguntem para os alunos: Existem anjos e demônios?

Aguardem as respostas.

- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Um Anjo em minha vida”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


 Dinâmica: Um Anjo em minha vida

Objetivo: Concluir o estudo sobre anjos.

Material:

½ folha de papel ofício

01 tubo de cola

01 rolo de fita adesiva

01 cartolina colorida

01 figura ou 01 escultura de anjo

Papel pequeno para cada aluno

01 saco ou 01 caixa pequena

Cartão de mensagem para cada aluno

Procedimento:

- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e peçam para que desenhem um anjo.

Aguardem e depois coloquem os desenhos fixados numa cartolina ou quadro.

- Depois, apresentem uma figura ou uma escultura de anjo, que são encontradas a preços módicos.

- Reflitam sobre as características destes desenhos.

Normalmente, os anjos desenhados ou esculpidos possuem asas, vestem roupas longas, a expressão facial é serena, cabelos cacheados etc.

- Depois, perguntem:

Por que temos estas ideias sobre anjos?

Alguns de vocês já viram um anjo?

Aguardem as respostas.

Certamente as respostas vão girar em torno de que nunca viram anjos, mas o que sabem diz respeito ao que observam em figuras ou esculturas ou o que já leram na Bíblia.

- Em seguida, trabalhem o que significa a palavra anjo.

Falem que significa “mensageiro”, lemos no Antigo Testamento que uma das funções dos anjos era levar mensagens para as pessoas.

- Agora, entreguem para cada aluno um papel pequeno em branco, peçam para escrever o nome dele.

Recolham todos os papéis, dobre-os e coloquem dentro de um saco ou caixa.

- Peçam para que os alunos retirem um papel e abram. Caso tenha tirado seu próprio nome, o aluno deverá trocar por outro.

- Entreguem um cartão com mensagem para cada aluno, pode ser do tipo que já se compra pronto ou o professor elabora uma mensagem ou deixa a critério do aluno.

Peçam para que os alunos coloquem no cartão o nome do colega que ele tirou da caixinha.

- Falem: Vimos que a palavra anjo significa mensageiro, então vamos ser neste momento um mensageiro que leva uma mensagem para seu colega(aquela pessoa que tirou o nome).

- Então, peçam para que os alunos se levantem e façam a entrega dos cartões.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: