RSS

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Adultos - Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos Homens com Poder Extraordinário.

Revista reeditada do ano de 2014

Lição 10: O Ministério de Mestre ou Doutor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 -   Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

- Falem: Estamos estudando sobre os dons Ministeriais. Já estudamos sobre o ministério de Apóstolo, Profeta, Evangelista e Pastor. Hoje, lição 10, vamos aprender sobre o ministério de Mestre ou Doutor.

- Utilizem a dinâmica “Nos Passos do Mestre”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


 Dinâmica: Nos Passos do Mestre

Objetivos:

Estudar sobre o dom ministerial de Mestre ou Doutor.

Refletir sobre a importância da capacitação do professor.

Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.

Material:

01 Bíblia

01 livro de estudo bíblico

01 tablet(se possível)

01 vidro pequeno com azeite

01 jornal atual

01 relógio

01 certificado(01 folha de papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)

04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).

Procedimento:

- Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.

- Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.

- Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.

- Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.

- Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.

Vejamos o que cada objeto pode representar:

01 Bíblia: Conhecimento teológico

01 livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo

01 Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo

01 vidro pequeno com azeite: Unção, oração

01 jornal atual: Informação geral

01 relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula

01 certificado: preparação intelectual e pedagógica

- Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, uma das 08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:

Jesus usava recursos didáticos variados

O ensino de Jesus transformava vidas

Jesus era exemplo do que ensinava

Jesus adaptava o método à situação

Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples

Jesus enfatizava a participação do ouvinte

Jesus estava focalizado nas pessoas

Jesus testava o canal da comunicação

- Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.

- Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está escrito.

- Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.

- Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: