Pré-adolescentes - Quem é Deus
Lição 06: O Salvador
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Apresentem o título da lição: O Salvador.
- Depois, perguntem: Quem é o Salvador?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão apontar o
nome de Jesus.
- Falem: Deus, através de seu filho Jesus, providenciou a
religação do homem com Ele.
- Para exemplificar esta religação do homem com Deus através
da salvação, utilizem a dinâmica “O Caminho”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do
sacrifício de Jesus, provendo a salvação para a humanidade.
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Colem 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva,
em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis
longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresentem para os alunos este caminho sem mostrar o
versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho
foi destruído por causa do pecado( nesse momento rasgue o caminho, simbolizando
o afastamento do homem de Deus).
- Entreguem os pedaços para os alunos e peça para que eles
colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, falam que somente
através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através de um único
sacrifício de Cristo na cruz( o durex colorido representará o sangue).
- Então, apresentem o lado do caminho que contém o
versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler.
- Concluam, lendo: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a
verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Autoria desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário