Adolescentes - Cremos
Lição 10: No Batismo e na Santa Ceia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Falem que nesta lição vamos
estudar que cremos no Batismo em Águas e na Santa Ceia.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de
forma participativa e contextualizada.
Para exemplificar o Batismo em
Águas, utilizem a dinâmica “O Batismo”.
Para exemplificar e concluir a
aula, utilizem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico.
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de
batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que
relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que
eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a
demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas
a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por
imersão.
- Falem: Vimos agora com esta
demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele
conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17.
Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que
o batismo de Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem:
Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de
entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades
da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro
de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa
Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada
com pães e refrigerante ou suco de uva.
- Agradeçam a Deus pela
oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um
lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da
classe.
- Distribuam para cada aluno
um pão e um copo de refrigerante ou suco de uva. Avisem para aguardar uma
orientação.
Lembrem-se de que cada pão
deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um
escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma
mensagem.
- Esta atividade deve ser
repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, sirvam os
alunos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário