Adultos - Aviva a Tua Obra - O Chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus
Lição 06: O Avivamento no Ministério de PedroProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Avivamento no Ministério de Pedro. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para conluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Antes
e depois do batismo no Espírito Santo”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Antes e depois do
batismo no Espírito Santo
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a vida
de Pedro, antes e depois do batismo no Espírito Santo.
Contextualizar este tema com a
vida dos alunos.
01 plaquinha com a
identificação: Antes do batismo no Espírito Santo.
01 plaquinha com a
identificação: Depois do batismo no Espírito Santo.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo para uma Roda de Conversa.
- Falem: Acabamos de estudar
sobre a vida de Pedro, antes e depois do batismo no Espírito Santo. Nesse
momento, apresentem as plaquinhas descritas no item material.
- Falem: Foi uma mudança muito
significativa para ele e para a igreja primitiva. Esta mudança continua
acontecendo na igreja da atualidade.
- Então, falem: Que tal compartilhar
o antes e depois do batismo no Espírito Santo na vida de vocês, como também no
seu serviço no reino de Deus?
Orientem que sejam objetivos e
utilizem as plaquinhas para apresentar um breve resumo.
- Observem atentamente cada
relato.
- Para finalizar, afirmem: Acabamos
de escutar relatos importantes do que aconteceu com vocês após o batismo no
Espírito Santo.
Que este impacto ocorrido na
vida de vocês alcance outras pessoas, na sua familia, na vizinhaça, no trabalho
etc.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Boas orientações
Muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom que gostou. Faça bom proveito.
Postar um comentário