Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 04: Deus é TriúnoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Deus é Triúno, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Três, porém, um!".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Três, porém, um!
Objetivo: Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.
01 caneta do tipo
transparente
01 copo grande transparente
01 colher de leite em pó
Café(líquido)
01 colher de açúcar
Procedimento:
- Falem: Para exemplificar
e melhorar o entendimento sobre Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem a caneta e
retirem a tampa e a carga.
Falem: Aqui há 03
componentes que compõem a caneta. Separadamente, eles não formam a caneta.
Agora, coloquem a carga e
depois a tampa. Observem que agora a caneta está formada por completo. Assim,
também é a Trindade, 03 pessoas, mas um único Deus.
- Para exemplificar a
função de cada pessoa da Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem um copo grande
e transparente com café(líquido), depois acrescentem uma colher de leite em pó e 01 de açúcar.
Perguntem: O Sabor destes
03 alimentos são iguais?
Certamente que vão dizer
que não são iguais.
Enfatizem que cada um tem
um sabor diferente do outro.
Falem, dessa forma é a Trindade,
cada pessoa tem sua função, mas formam um único Deus.
Agora, juntem o leite, o
açúcar e o café.
- Falem: A Trindade é
assim, desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções
diferentes, mas que são um.
Ideia original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário