Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 03:
Autenticidade Que Leva À Prática Da Palavra
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade Que Leva
À Prática Da Palavra, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Tesouro Escondido”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo:
Incentivar a leitura bíblica, a observância e a prática da Palavra de Deus.
Material:
01
Bíblia pequena
01
caixa em forma de coração.
Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa.
Antes
da aula: Coloquem a Bíblia dentro da caixa.
Durante
a aula:
-
Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para
que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não
podem abri-la.
-
Se alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11:
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
-
Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item
anterior.
-
Reflitam sobre a expressão do versículo lido “escondi a tua palavra”.
-
Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a
Palavra de Deus, além do seu ensino.
Agora,
vejamos o que a Bíblia nos adverte(mostrem a Bíblia), esta é nossa regra de fé
e prática:
Sl
1. 1 e 2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos
escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de
dia e de noite”.
Sl
119. 9 e 11 “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a
tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra
ti”.
Cl
3. 16a “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente...”
Tg
1. 22 “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-nos com
falsos discursos.”
-
Para concluir falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia
confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus
ensinamentos, elas encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário